20.1.13

Almoço de Domingo

Se começo a pensar, ja há muito tempo, que não preparava o almocinho de domingo...

Lá em casa da minha mãe era sinónimo de frango de churrasco no Verão, e no Inverno carne assada com batatinha assada.

Mas por estes lados o fim de semana, não é sinónimo de descanso e sim de trabalho. Enfim, as vicissitudes de estar no estrangeiro. Se bem que por esse lado, também já há muitos que trabalham fins de semana, não é?

Ontem no Facebook vi uma receitinha cheia de ternura. De quem havia de estar eu a falar? Pois do 7gramas de ternura! A ver um dos ultimos post, lá andei eu a viajar pelo blog. E dei com um Bacalhau que me chamou à atenção por ser à maneira de Braga. É que aparte de ser Beirã, tenho uma costela minhota, visto a minha Mãe ter nascido na terra da Maria da Fonte.

Visto o não visto, li com muita atenção a receita e fiquei a matutar. Ontem antes de dormir tirei bacalhau do congelador, pensando que poderia ser uma opção.

Hoje de manhã enquanto via o Facebook e colocava umas quantas fotos novas, a minha Catarina, sim essa, A Cozinha da Kinhas também colocou a mesma receita. Com modos de execução diferente quanto à preparação do bacalhau, mas que se acaba por ter o mesmo resultado acho eu.

Seja como for, anotei mentalmente as duas receitas, e virei-me para os meus tachos.

Normalmente quando preparo as nossas refeições é sempre a olhómetro e como somos só 3 gatos cá em casa a dose é sempre mais reduzida! 

Bacalhau à Moda de Braga


 Até me deu para por o bacalhau em pose para a foto!! Os olhos também comem, não é?


Certamente repetirei mais vezes esta receita. Os miúdos gostaram, mas sem a parte do molho, mas tirando isso até repetiram! Maria José e Catarina obrigado pela partilha!

E depois de um bacalhauzinho desta categoria, veio a sobremesa!! Um arroz doce cremoso com baunilha e doce de leite!

A receita veio do Coco&Baunilha e já a tinha apontada no meu livro há muito tempo! E andava-me a apetecer assim uma coisinha.... E aparte disso, adoro a baunilha!!

Não fiz a receita por completo e acabei por fazê-la a olho! Para os 3 gatos cá de casa, usei só meio litro de leite, e o resto dos ingredientes ajustei-os!

Não lavei o arroz, porque é daqueles próprios para fazer arroz doce, e eu acho que a goma que tem acaba por aportar mais onctuosidade ao arroz-doce.

O toque do doce de leite é próprio para gulosos, ou melhor super gulosos, porque lhe dar uma doçura inegualável. Experimentem....

Arroz Doce Cremoso de Baunilha e Doce de Leite

 Gostava de poder ter outras tacinhas, para que as fotografias ficassem mais bonitas, mas com o tempo vou ter que mudar algumas coisitas na cozinha!!

Seja como for, o que interessa é a partilha!

Vai uma colherada?

12 comentários:

  1. Hummmmm, tudo tão bom e reconfortante!!!
    Beijinhos e bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Madalena! Sabem tão bem estas coisas!
      Bom domingo minha querida!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Mena, as tacinhas deram vida, tembém à sobremesa. Adorei.
    Quanto ao bacalhau à moda de Braga, eu que sou de cá, nunca o fiz.
    Ontem, e porque não me apetecia muito preparos para o almoço, tendo comprado broa de milho na padaria, e boa, pus bacalhau numa assadeira, azeite e cebola. Levei ao forno.
    Esfareler o miolo da bros, cortei alho em pedacinhos, cebola picada e um pouco de vinho branco (quando não tenho, vai mesmo vinho do Porto ou Moscatel) e fiz uma massa.
    Quando o bacalhau estava a meio da cozedura, cobri-o com a broa e coloquei um pouco do azeite da assadeira por cima.
    Bom, não deu trabalho nenhum e estava delicioso.
    A verdade é que agora sou mais prática naquilo que faço.
    Vou enviar por e-mail uma receita, também prática, que fiz no ano novo.
    Muitos parabéns pelo "capricho", como dizem os nossos conterrêneos do Brasil, que dá aos seus cozinhados.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Adoro esse bacalhau com broa! Também é um habitué aqui de casa!!
      Eu sou portuguesa de ginja e o bacalhau nao lhe digo que nao!!
      Já vi a sua receita de Ano Novo!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Sem dúvida Luisa!! Destes que já ha muito tempo nao fazia!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Mena :)

    O Bacalhau está numa pose provocante, devo dizer-te, mas que lindo ficou, e tão bem acompanhado... é uma receita deveras interessante e decerto deliciosa, até porque este nosso amigo do mar vai bem em qualquer ocasião ! .)

    O arroz doce ficou fantástico com uma cremosidade incrível e apetecível !

    Adorei, amiga ! :-)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um almocinho de domingo! Este foi esmerado!!
      Obrigado Isabel!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. De nada minha querida :) sempre às ordens! Adorei este empratamento, realmente os olhos comem mesmo muito ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até eu fiquei admirada com o empratamento!!
      Obrigado Kinhas!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Aí Mena o que eu adoro estas receitas de bacalhau... Quanto ao docinho, um aspecto maravilhoso e guloso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb gosto e esta é para repetir!! De certeza... Ja para nao falar no arrozinho!!
      Beijinhos

      Eliminar