12.2.13

Dia de experiências

Pois hoje foi dia de folga!! E que bem que soube! Ao menos não tive que sair em pleno temporal e pude estar sentadinha na minha cadeira, a ver como o vento fazia das suas.

De há uns dias para cá que vi umas quantas receitas parecidas na blogosfera. Entre os Risottos e as Panna Cottas, a minha cabecinha andou a matutar nestas coisas.

E hoje foi o dia de as experimentar!! Vi o duas receitas de risotto que me fizeram babear durante um tempo, um no Emoção às Colheradas e outro no Ratatoui dos Pobres! Estas meninas vão dar comigo em maluca!!

O risotto da Isabel era de espumante e cenoura, e o da Xana, era de cogumelos. Como se não tivessem bastado estas receitas, ainda andei pela blogosfera e a resposta era unânime! O melhor risotto do Mundo, mundial, é o do Jamie Oliver. Pois também não me estranha! Ainda o procurei no Youtube, mas a única coisa que apareceu, foi um video de um italiano e so quase no fim aparecia o inglês! E estava tão giro, ehehe...

Deixando-me de conversas vamos mas é à receitinha. Fiz um bocado a olho, tendo visto antes as medidas usadas pelas meninas, e como era só para mim, tive que reduzir as quantidades. Optei pelo de cogumelos, porque ainda tinha no congelador umas bolsas que vieram de casa da minha mãe! Os vulgarmente conhecidos como míscaros!



Risotto de Míscaros

Ingredientes:

  • 100 gramas de arroz arbóreo
  • Meia cebola
  • 1 dente de alho
  • 500 ml de caldo de carne
  • Míscaros a olho
  • Sal e pimenta q.b
  • Um bom chorro de vinho branco
  • Salsa
  • Um pouco de manteiga 
  • Queijo parmesão (2 colheres de sobremesa)

Execução:

Refogar a cebola com o alho. Quando estiver bem translúcida juntar o arroz e deixar fritar até que fique translucido. Juntar o vinho branco e deixar que se evapore. Visto que os míscaros que tinha já estavam cozidos adicionei-nos depois de ter evaporado o vinho. Misturei bem com o arroz e de seguida juntei um pouco de caldo de carne. Para que o risotto fique cremoso, tem que se ir juntando o caldo de carne pouco a pouco até que o arroz esteja cozido.
Quando estiver cozido retiramos no lume e juntamos a manteiga, o queijo e a salsa. Deixamos repousar e servimos de imediato.

 Como nunca tinha feito, e visto o que vi, acho que ficou apresentável como Risotto! A coisa que menos gosto, é mesmo o queijo. Ainda bem que pus pouco, porque o parmesão não é dos meus preferidos! Eu desde pequena que adoro míscaros, e tirando o detalhe do queijo, acho que fico fantástico!

Vai uma garfada?

19 comentários:

  1. Hum...Está com um aspecto tão bom...até já sinto o cheirinho do arroz! Que fomeca que me dá! :D
    Bom domingo*

    ResponderEliminar
  2. Adoro risotto de cogumelos! Este com cogumelos "caseiros" deve ser uma delicia!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois cogumelos caseiros! Gostei desse termo! É que não sei o nome deles, e sempre os conheci como míscaros!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adoro risotto e cogumelos os dois juntos ficam uma maravilha:P O teu risotto ficou com aspecto super delicioso :) Não me ficava só por uma garfada hehe

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ter reduzido nas quantidades, ainda dava para mais um comensal!! Ainda dava mais do que uma garfada!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. O teu risotto ficou fantástico!!! Quem me dera comer um pratinho desses, ficou maravilhoso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Hummm,Mena,está mesmo com bom aspeto. Também não "morro de amores" por parmesão e substituo-o sempre por outro queijo mais a meu gosto ( não sei se se pode fazer isto com o risotto,pois nunca experimentei).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Ai como eu adoro risotto de cogumelos :) já fiz tantas vezes e sabe-me sempre bem :) eu também não vou muito com o parmesão, adultero sempre um pouco a receita aí ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Duas garfadas para mim não chegam... Adoro risotto e quase todas as semanas faço um. Manias minhas...
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz risotto, sou mais de comidas portuguesas.
    Mas ás vezes, falta-me a vontade de estar com grandes cozinhados, e esta receita é uma alternativa.
    Ficou com bom asoecto.
    Parabéns.
    Beijinho

    P.S.: Não conhecia o nome míscaros para os cogumelos.

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso de risotto, e ainda hoje fiz para o almoço :)
    As medidas que uso são bastante diferentes, colocaste 500 ,l.de caldo apenas para 100 gr. de arroz?
    Eu uso o dobro da medida do arroz em caldo.

    ResponderEliminar
  10. Vai até mais do que uma garfada, amiga, pois o teu risotto está com um aspecto de fazer crescer água na boca !
    Nunca fiz risotto, já tinha referido que achava que quando fizesse ia ficar todo espapaçado... taras, que é que queres ?
    Lá terei de experimentar um dia ! :)

    Beijinhos grandes, espero que tu e os gémeos estejam bem ! :-)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Vai até mais do que uma garfada, amiga, pois o teu risotto está com um aspecto de fazer crescer água na boca !
    Nunca fiz risotto, já tinha referido que achava que quando fizesse ia ficar todo espapaçado... taras, que é que queres ?
    Lá terei de experimentar um dia ! :)

    Beijinhos grandes, espero que tu e os gémeos estejam bem ! :-)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Menina Mena,
    para quem fez risotto pela primeira vez saíste-te muito bem, está muito cremoso e com esses míscaros aí, eu adoraria meter aí a colher :)
    Não te preocupes com o parmesão no risotto, podes substituir por outro queijo parecido (menos mozarela. Já vi um chef num programa que nem sequer colocou o queijo, só a manteiga no final e já o fiz assim e ficou fantástico na mesma.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  13. O aspecto está fabuloso!!!
    K bom ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Vai uma colherada pois ... :D Excelente!!!

    Parabéns!!

    Beijokas

    ResponderEliminar