22.5.13

Um abraço.




Haverá melhor coisa que um abraço? Há... Pois claro que há! Em vez de um, que sejam dois, ou três, ou... Sabiam que para nos sentirmos felizes fazem falta como minímo, 7 abraços diários?

Eu tento fazê-lo com os pequenotes. Assim que se levantam, reclamo logo os bons dias e um abraço. Quando os deixo, uma beijoquinha e mais um abraço, e assim sucessivamente. 

Agora já inventam dias para tudo! Ou melhor dias para comemorar tudo. Vá lá não se sintam inibidos e venha de lá esse abraço.








E se há coisas que me custa de definir, uma delas é o de sentir um abraço. Por isso deixo-vos com esta música do Miguel Gameiro que acho fantástica.



Ora depois de tanto tempo sem experiências na minha cozinha, no meu ultimo dia de folga decidi experimentar mais um ingrediente novo. O senhor Espargo. 

Parece uma tonteria, mas nunca tinha experimentado. E não por não os encontrar, mas nunca me tinha dado para comprar e experimentar. É claro que isto tem outro tema de trás e com esta receita participo no Reto do mês de Maio, da Comunidade Cocineros del Mundo do Google+, no apartado de salgado.





Tagliatelli com Espargos e Ovo Escalfado

Ingredientes: (Para 2 pessoas)
  • 100 gramas de tagliatelli fresco
  • 100 gramas de espargos verdes ou trigueiros
  • 2 ovos
  • 1 dente de alho picado
  • Sal e pimenta preta q.b
  • Noz moscada q.b.
  • 200 ml de nata (light)
  • 1 colher de sopa de uvas passas (generosa)
  • Azeite q.b.

Execução:
Começamos por limpar os espargos das partes mais duras e fibrosas. Com a ajuda de um descacador de batatas, tiramos a parte verde, se cortamos tiras como se fossem tagliatellis. Reservamos as pontas.

Colocamos um fio de azeite numa frigideira anti-aderente, de preferência, e deixamos aquecer. Juntamos de seguidas os espargos e salteamos durante 2 a 3 minutos para que fiquem al dente. Temperamos com sal e pimenta e reservamos.

Para cozer os ovos, cortamos quatro quadrados de película aderente e colocamos numa tacinha pequena. Deitamos um fio de azeite no fundo e de seguida colocamos o ovo. Colocamos uma pisca de sal e fechamos o saquinho de maneira a que fique a menos quantidade de ar possível. Levamos a cozer em água a ferver, durante 4 minutos. Retiramos e deixamos arrefecer.

Numa panela de água a ferver temperada com sal, cozemos os tagliatelli durante 5 minutos para que fiquem al dente. Escorremos e reservamos.

Nessa mesma frigideira colocamos um alho finamente picado, o mais picadinho possível, e deixamos que se comece a dourar. Juntamos as passas e as natas e deixamos que comece a engrossar. Ralamos noz moscada a gosto. Deixamos ferver um pouco mais e rectificamos temperos.

Colocamos os tagliatelli num prato, juntamente com os espargos. Colocamos ao centro o ovo e regamos com o molho de natas.

Servir de imediato.








Às vezes sinto-me como uma ignorante. Não fosse o dito reto, e algumas receitas que já vi pelas minhas cozinhas preferidas, acho que nunca experimentaria os espargos.

Pois fiquei agradavelmente surpreendida pelo sabor e pela textura dos mesmo. Sim, porque provei antes de por o molho das natas, e fiquei com a sensação que era com mais um legumes, com um toque especial.






Apesar de ser uma gulosa emperdenida, também gosto de preparar assim pratinhos que enchem a alma, da mesma maneira que o faz um abraço.

Tenho que confessar que adoro massas. E assim submergidas em molhos de nata, são a minha perdição, mas desta vez menos pecaminosa porque eram light. O bom desta massinha, é encontrar os tagliatelli de espargos pontuados com o adocicado das uvas passas.

O almoço ou jantar está pronto! Alguém é servido?

E já agora aproveito para pedir o votinho na foto que estará no evento, sim?

43 comentários:

  1. Olá Mena,
    Gosto muito dessa música do Miguel Gameiro e adoro receber e dar abraços. Infelizmente, como não tenho a minha familia e o meu marido comigo durante a semana, os abraços ficam todos para o fim de semana e, por vezes acho que são poucos.
    Gostei muito da receitinha do tagliatelle, pois gosto muito de espargos e os teus ovos escalfados ficaram muito bonitos, os meus saiem sempre sem forma nenhuma. LOL :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também só tenho os pequenotes! E alguns amigos a quem eu de vez em quando, dou uns abraços apertadinhos!!
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  2. Espectacular esa salsa (molho),esparragos y pasas denben combinar genial
    Besos

    ResponderEliminar
  3. Minha querida,
    que belo tens aqui! Gosto deste tipo de pratos e com espargos melhor ainda! Imagino que tenha ficado super saborosos!
    Daqui vai um abraço virtual muito apertadinho na esperança que te faça feliz e te reconforte!
    Um grande beijinho (daqueles que tu já sabes)

    ResponderEliminar
  4. Adoro pratos de massa com molho cremoso de natas e, sobre eles ia dizer precisamente o que tu disseste...são capazes de nos encher e aquecer o coração e a alma tal e qual um abraço.

    Esse prato para ser especial nem precisava de espargos....com ovo,ainda por cima. Mas como nunca provei espargos, também não quero ficar na ignorância. Podes encher a minha "malga", é aí que gosto de comer a massa! :)

    E a ti, Mena, deixo um abraço apertado e um voto! <3

    Beijinhos,
    Aida

    ResponderEliminar
  5. UN ABRAZO ES TODO.. NO HACE FALTA MAS EXPLICACIONES..
    AMOR, CARIÑO, PAZ.. TODO SE ENTIENDE..

    ME HAN ENCANTADO ESTOS TALLARINES CON ESPARRAGOS Y SU HUEVITO, NO LE CABE MAS..
    A TUS PEQUES TAMBIEN LES HAN GUSTADO. ?? ESO NO ES CRIAR.. EL MIO NO ME COMIA
    NA DE NA..
    UN BESAZO GUAPISIMA..NOS VEMOS POR LOS FACESS

    ResponderEliminar
  6. Minha querida, pois bota mais um lugar a mesa que estou chegando para provar desta delícia, gosto muito de aspargos e esta é uma deliciosa sugestão, linda e deliciosa participação beijos e uma abraço bem grande !!!

    ResponderEliminar
  7. Gosto de tudo: da massinha com espargos e esse ovo perfeitinho por cima, da música, dos abraços... e gosto desta mamã que é uma das pessoas mais queridas da blogosfera!
    Aquele abraço!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nada sabe melhor que um abraço apertado!
    Adoro pratos de massa e esta receita está maravilhosa, adorei a apresentação

    ResponderEliminar
  9. Olá Mena:)

    Recebe o meu abraço meigo e pequenino - não fosse eu uma formiguinha. É o primeiro que dou! Quando chegar a casa vou abraçar os meus formigos:)

    Adoro pratos de massa, ovo, natas, espargos já provei os de conserva e não gostei muito - tenho de experimentar os frescos.
    Como adorei o teu prato que ficou com aquele aspecto delicioso e tão bom que acho que vou ter mesmo de experimentar e se não gostar dos espargos fico-me pelo resto que esses não resisto:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gosto imenso de espargos, que delícia de sugestão a tua!

    ResponderEliminar
  11. Que rico plato de pasta por favorrr!! Me encantan los espárragos verdes y así con la nata y el huevo escalfado, me encanta! Puede que pruebe la receta esta semana, que tengo ahí unos espárragos muy hermosos y no quiero que se me estropeen.

    En cuanto a lo que has dicho de los abrazos, que razón tienes! Mi novio vive a 1000 km de mí y es lo que más echo de menos! =(

    Bueno guapa mil gracias por la receta, un besazo!!

    ResponderEliminar
  12. Que delicia de pratinho! Mesmo a meu gosto! Delicia total!

    Beijinhos e um abraço! ;)

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  13. Xxiiiiiiiii-coração apertadinho, é assim que eu gosto dos abraços!
    Que delicia de massa, cheia de coisinhas boas, eu cá gosto muito de espargos (bem eu gosto de quase tudo)! Muito apetitoso este prato, dá vontade de pegar num garfo e.... comer todinho!
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá :)
    Adoro essa música e também gosto imenso de dar abraços apertadinhos, principalmente ao meu filhote.
    Adorei este prato. está fabuloso, mesmo ao meu gosto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Qué receta tan espectacular Mena, unos simples tagliatelli elevados a la categoría de obra de arte. Un besito corazón.

    ResponderEliminar
  16. Anda cá !
    Dá-me um abraço forte e traz-me o garfo que me sento à conversa contigo e comemos do mesmo prato !!
    Contaremos histórias e relembraremos quem nos faz falta enquanto o riso dos pequenos nos inunda a alma e nos transporta para a infância onde os abraços eram frequentes...

    O teu prato aquece o espírito enquanto o abraço permanece ! :)

    Beijinho

    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Anda !
    Dá-me um abraço e traz-me o garfo que me sento à conversa contigo e comemos do mesmo prato !!
    Contaremos histórias e relembraremos quem nos faz falta enquanto o riso dos pequenos nos inunda a alma e nos transporta para a infância onde os abraços eram frequentes...

    O teu prato aquece o espírito enquanto o abraço permanece ! :)

    Beijinho

    Isabel

    ResponderEliminar
  18. Esse prato é mesmo como um abraço, bem reconfortante!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  19. Olá, Mena! adorei este teu prato! O ovo está mesmo a chamar por mim!
    E deixo-te aqui um abracinho bem apertadinho! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Minha querida Mena, nada melhor do que um abraço para nos aquecer a alma :)
    E este prato bem que me aquecia o estômago!! Adorei tudo! A massa, o ovo, os espargos, o molho, tudo tudo :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Uma bonita música, uma bonita refeição...
    Para uma primeira vez ficou uma delicia.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Pode ser um pratinho desses para amanhã sff!! Ovo escalfado é dos meus preferidos!!

    ResponderEliminar
  23. Gosto muito de espargos e gostei muito da tua sugestão, Mena.

    Abraço o teu coração!

    ResponderEliminar
  24. Olá Mena, nada melhor que um abraço. Mais do que os beijos que podem ser de circunstância, os abraços são do coração. Esse teu prato delicioso, simboliza bem o conforto que um abraço dá. Adorei a sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Querida Mena, nada como um abraço gostoso né?
    Até é bom que se tenha um dia pra tudo, assim as pessoas ficam mais próximas, contato físico e não somente virtual...pois esse mundinho aqui nos rouba algum tempinho né? rs
    Eu também sou apaixonada por massas, mas não conheço o gosto do espargo...na verdade nem sei bem o que é....rsrs viu viu..minha santa ignorância...kkkkkk
    Beijão e uma maravilhosa quinta-feira :)

    ResponderEliminar
  26. Mena, como siempre una preciosa entrada, transmites mucho y qué delicia, los espárragos me gustan mucho y en éste plato son exquisitos!
    UN beso grande!

    ResponderEliminar
  27. Olá Mena,
    adoro um abraço daqueles enormes, ou melhor bem apertados, daqueles que tenho que dizer..."estás a magoar-me...", mas na verdade são os que eu mais gosto, e já ia um.
    A verdade é que gosto muito mais de um abraço que um beijo, com um abraço sinto-me mais protegida, adoro.
    Não tenho filhotes, mas tenho um sobrinho "piqueno", quase a fazer dois anos, e quando vem a correr para dar um abraço largo tudo para me agarrar a ele.
    Quanta à sugestão, ficou deliciosa, adoro massa e fresca muito mais, os espargos, ainda mais gosto.
    Achei uma combinação muito boa, agora Mena, estas natas mesmo que light são a perdição do prato, o molho espesso com as passas está demais, adorei.
    Acho que já dei o meu voto, mas como sou uma leiga nestas coisas é só dizer caso não tenha feito correctamente.

    Um abraço bem apertado Mena, e para os "piquenos" também.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Meninha, aqui fica o meu abraço, bem apertadinho.

    Adorei esse pratinho, lindo e bem delicioso.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  29. Nada melhor que um abraço...que seja forte e bem apertado! =)

    E a tua sugestão é tão maravilhosa...eu ADORO comida assim, bem apetitosa que já pelo aspecto faça prever que será uma delícia! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  30. Primero un abrazo, o dos, o tres, o cuatro o los siete si quieres!!!! Y segundo que a mi los esparragos me encantan!!! Como no me van a gustar si son productos que aquí tenemos y buenísimos!!! Una propuesta muy buena!!!
    Un besito y un abrazo? También jaja
    Y hay ha estado la Macu y el traductor de google jaja!!!

    ResponderEliminar
  31. Mena querida,
    há comidas que são como um abraço, de conforto!
    E sim, nada como um abraço e uns beijinhos e umas palavras aos que mais gostamos.
    Este teu prato é assim, um abraço de coisas boas, sabe bem.
    Adoro espargos e ficaram tão apetitosos nessa massa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Un abrazo... una caricia... un beso... Y tu plato preferido. Maravillosa receta.

    ResponderEliminar
  33. Mena,
    eu também gosto de abracinhos bem apertadinhos, bem juntinho ao coração. Nada melhor que os abraços de quem amamos e começar o dia assim com xis <3 é o melhor do mundo.
    Mando-te daqui um xi <3 bem apertadinho e um beijinho doce :)
    Adorei a tua massinha, parece que está a abraçar os espargos e o ovo, está deliciosa e bem suculenta
    Bjns e um xi <3
    Isabel

    ResponderEliminar
  34. Ola Mena...

    Entao aqui vai mais um abraço diretinho de Portugal, bem pertinho da tua terra, para Andorra!!

    Quanto á tua massinha e aos teus espargos estao com um aspeto delicioso, que maravilha... Eu sou suspeita para falar porque nao descanso enquanto nao experimento as novidades... e os espargos foram uma dessas novidades, que no dia em que os vi a venda no super aqui da sta terrinha so nao fiz uma festa com foguetes e tudo porque parecia mal...

    Bom... ja falei demais!!!

    Desta vez vou deixar alem de uma beijoca vou deixar um abraço bem gordinho como eu!!!

    Margarida

    ResponderEliminar
  35. Os espargos são surpreendentes não são?! Então a mistura de espargos com ovos escalfados é irresistível! Também gosto deles grelhados e servidos com azeite e vinagre balsâmico. Delicioso!

    ResponderEliminar
  36. Tenho a certeza que depois desta refeição primaveril maravilhosa recebeste imensos abraços :) fortes, apertados, cheios de amor..

    Os espargos são sem dúvida maravilhosos... só é pena não serem mais baratos ;) senão constavam da minha lista de compras de todas as semanas!

    Muitos beijinhos
    bom fim-de-semana
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/05/quiche-de-bacalhau-e-camarao.html

    ResponderEliminar
  37. Mena me gusta todo lo saladito que estás publicando últimamente!!! porque así podemos comprobar que tienes tan buena mano para lo salado como para lo dulce y que además publicas recetas tan buenas de una cosa como de la otra.
    Adoro la pasta, adoro los espárragos verdes y adoro la composición tan buena que has hecho con todo este plato.
    TE DOY UN 10!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  38. Ok vou ser sincero, nunca tive coragem de experimentar comer espargos e acho que ainda vai demorar :) vai se lá saber porquê desta tara.

    Ahhhh mas levas um abracito meu:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  39. Ja tinha visto aqui a receita, mas ainda nao tinha tido tempo para me sentar e responder-te. Ficou com um aspecto daqueles de comer e chorar por mais. Infelizmente adoro espargos e infelizmente é a minha única alergia alimentar... Tenho cólicas e diarreias brutais, lol! Como é que pode??? Enfim... Acontece... Mas olha que nao me importava nada de fica de cama por uma garfada...

    ResponderEliminar
  40. Minha querida, 3 receitas e esta é a primeira visita ;) considera-te abraçada por mim em pensamento... um abraço sentido e cheio de amizade e carinho!
    Hoje estou cansada... física e mentalmente, por isso mesmo os comentários terão todos menos algumas palavras e linhas...
    Os espargos tal como tu foi uma descoberta que fiz recentemente e fazem parte da lista de compras semanal enquanto os houver... por isso mesmo manda para cá um pratinho desses que eu como com muito gosto e esqueço a dieta e todos os problemas por uns momentos só para saborear este petisco....

    beijinhos!! e até já!

    ResponderEliminar