1.2.15

Long distance...


Começou a nevar na quinta feira ao fim da tarde e até este preciso momento, não parou!! Estou fartinha de tanta neve! 


E não sou só eu, porque o Tomás um destes dias, dizia que quando neva muito, não tínhamos que sair de casa. É um querido o meu pequeno! Mas depois remata que temos que sair, porque a Mãe tem que ir trabalhar. Ou seja que o esforço que fazemos, é só porque eu tenho que ir trabalhar. Toma lá que é para aprenderes.


Lá chegará o dia, em que eu fico em casa e eles vão trabalhar! Mas sinceramente espero que seja longe da neve! Ali prós lados do Caribe não estaria mal! Eu não me ia ficar aborrecida! Isto digo eu, porque também não me vejo alapada todo o dia a tomar o sol. Vai contra a minha natureza! Tenho bichos carpinteiros e não posso estar muito tempo parada! Ou seja, e também uma insatisfeita! (risas).


Ora como os dias estão fresquinhos, o forno aceso é uma benção! E normalmente aproveito o dia de folga para lhe dar uso. E para dar largas à imaginação, e às vezes limitar-me a seguir uma receita. O que não é normal, porque trato sempre de mudar alguma coisa! Paranóias minhas!


E quando me dou conta, tenho ligações internauticas, enquanto deambulo pela cozinha, com a amiga perdida, a 12º do Equador, onde abunda o calorzinho e os côcos!! Ai os benditos côcos...


Ora da última vez, apanhou-me de avental, e no meio do cenário improvisado para as fotografias do blog. Quando vi a foto, que desconhecia que a tinha feito, desatei às gargalhadas!! E pensei para comigo e para as vaquinhas do meu avental: "Olha só as figurinhas que tu fazes! E depois? Ao menos sou feliz assim, né?"


E mais quando me fazem fotos a 7500 km de distância! Isso sim, é obra!!







Dito isto, excusado será dizer, que a Bundtmania está no ar!! Desta vez no blog da outra Madame Bundette, o Lemon&Vainilla, e tem como tema os frutos secos. Muito haveria a dissertar sobre isto e os meus gostos pessoais, mas não me apetece porque já escrevi demais. Para esta edição deixei-me seduzir por um Bundt da Chrysta, que já há muito estava debaixo de olho.



Cinnamon Pecan Coffee Bundt Cake
(Bundt Cake de Crème Frâiche com Streusel de Nozes e Canela)
(Receita adaptada do Kiss My Bundt, pág. 105 de Chrysta Wilson)





Ingredientes:

Para o bundt:
- 3 ovos tamanho L
- 100 gramas de açúcar mascavado escuro
- 200 gramas de açúcar
- 170 gramas de manteiga sem sal temperatura ambiente
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 375 gramas de farinha
- 250 gramas de crème frâiche
- 60 ml de leite gordo
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha

Para o streusel:
- 100 gramas de nozes picadas grosseiramente
- 200 gramas de açúcar mascavado escuro
- 2 colheres de sopa de canela em pó

Glace de Canela (opcional)
- 5 colheres de sopa de açúcar em pó
- 1 colher de sopa de leite (pode ser mais)
- 1 colher de chá de canela em pó






Execução:

Untar muito bem uma forma de bundt com manteiga. Forrar com papel vegetal* e untar novamente e polvilhar com farinha. Reservar.

Pré aquecer o forno a 175ºC.

Numa tacinha juntar a crème frâiche, a baunilha e o leite. Reservar.

Colocar os ingredientes do streusel num recipiente, misturar e reservar.

Peneirar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reservar.

Colocar a manteiga e os açúcares numa taça e bater a uma velocidade média, durante cinco minutos, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada.

Juntar os ovos, um a um, diminuindo a velocidade, e mexendo bem entre cada adição. Adicionar 1/2 da mistura de crème frâiche e misturar bem, alternando com 1/3 da mistura de farinha. Mexer bem entre cada adição, devendo terminar com a farinha.

Colocar 1/3 da massa na forma e de seguida colocar metade do streusel. Cobrir com mais 1/3 de massa e colocar o restante streusel. Cobrir com a massa restante, batendo com a forma numa superfície e alisando a massa com uma espátula.

Levar ao forno durante 55 minutos, dependendo do forno, tendo em conta que o bundt está cozindo quando começa a despegar-se do rebordo da forma, ou quando o palito saia limpo. Ter em atenção que se tocar o streusel pode sair molhado.


Depois de cozido retirar do forno e deixar arrefecer durante 15 minutos na forma. Se passados estes 15 minutos não desenformar, deixar mais 10 minutos.

Colocar sobre uma rede e deixar arrefecer completamente envolto num saco de plastico.

Para preparar a glace, misturar o açúcar com a canela e adicionar uma colher de sopa de leite. Mexer bem, e se a mistura estiver muito seca, ir adicionando pouco a pouco uma segunda colher de sopa de leite, até obtermos a textura desejada. Colocar sobre o bundt aleatoriamente.








O resultado que eu esperava não era bem este. Mas isso também já é normal! Ainda assim, e eu como sou suspeita, é um daqueles Bundts que é obrigatório fazer. A Chrysta diz que é o bolinho indicado para o pequeno almoço e há outros que dizem, que é o bolo perfeito para o lanche para acompanhar o café.

Afinal de contas, o que importa é ter um bolinho assim! Seja de manhã, ou a qualquer hora do dia né?








É sem dúvida um Bundt que vale a pena experimentar. A textura que aporta a minha adorada crème frâiche, a canela, as nozes, o toque caramelizado do açúcar no seu interior, fazem com que seja impossível parar de comer.


Deste ficaram umas míseras migalhas! Nunca entendo o porquê!!

5 comentários:

  1. Cá eu só tenho pena é de não ter visto o avental das vaquinhas, mas pronto, para a próxima apanho-te!!
    E olha, se fores para o Caribe, não tens de estar de papo para o ar não senhor.
    Pegas na catana e desatas à catanada a abrir cocos e a fazer pinas coladas. Não é uma ideia de partir o coco :))))???
    Quanto ao teu Bundt, tem tudo para me agradar. Amo os ingredientes e até lhe consigo sentir daqui o cheirinho e sabes? Não és só tu que és louquinha pelo crème fraiche, pois por aqui, marcha com tudo, ou quase tudo...
    Um beijinho Bundette linda,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Nozes, canela, açúcar mascavado fazem um rico trio.
    De neve já tive a minha conta este ano, só encontros pontuais, espero que pare brevemente aí para a Sibéria.
    Essa tua amiga além de perdida não deve ter nada para fazer a não ser partir côcos, claro!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Uma combinação de texturas magnifica, Mena! Até as migalhas iam...:)
    Um beijinho
    Helena
    Cooking

    ResponderEliminar
  4. Olá Menita,

    olha as figuras que tu fazes mulher :)
    Aqui nada de neve mas está frio e chuva, e como já te disse eu e a neve não nos íamos dar muito bem não, só de imaginar o cenário para esses lados baixou-me logo a temperatura.
    Também ando com ideia de fazer um bundt de nozes mas ainda não me decidi pois existe é muita amêndoa lá por casa.
    Gsto desse interior guloso ai se gosto, a massa com o estaladiço das nozes que coisa boa Mena, lindo e guloso.
    Para mim tanto faz ao pequeno-almoço ao lanche, o que importava era comer uma fatia.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bem,Mena. Esse bolinho estáum espanto! Esse interior deixa perceber a delícia que aí tens, ou melhor,tinhas.
    Sai uma fatia bem generosa para mim,please!
    Beijinhos !
    Nota: estou neste momento a preparar a tua receita de donuts...só espero que saia bem!

    ResponderEliminar